terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Sonhos, metas, conquistas... ou fracassos?

Sonhos, metas e objetivos são inúmeros para esse novo ano de 2016 que se inicia. Em meio aos abraços e beijos afetuosos, surgem brilhos nos olhos e promessas de que tudo será diferente! “Serei uma pessoa melhor, mais saudável, mais atlético, mais amigo, mais afetuoso, mais estudioso, mais profissional, menos estressado, menos ansioso! Também Terei  um novo carro, uma casa maior, mais dinheiro, um novo emprego, uma família mais harmoniosa, uma empresa, uma renda extra, enfim, mais do que ano anterior. Farei ginástica, dieta, amigos, uma faculdade, inglês, um curso de coaching e logo depois um de inteligência emocional. Farei uma viagem para conhecer aquele lugar, trabalho voluntário, enfim, entre outras coisas que preciso fazer! Esse ano (2016) agora vai!”  

O tempo passa rápido e quando percebemos o dia já acabou, depois a semana, o mês, o semestre, o ano.  Novamente nos damos conta do tempo... mas parte do seu tempo já se foi e você desperdiçou as oportunidades para caminhar em prol dos seus objetivos e sonhos. Faltou foco, planejamento, criatividade, estratégias, atitude e ação. “Querer” apenas não basta sem ação. Em seu livro Você é do tamanho dos seus sonhos, César Souza nos ensina:

Sonhos/ objetivos: primeira etapa do planejamento estratégico.

Hierarquize seus sonhos: ao relacionar os seus sonhos nas diversas áreas, você perceberá que alguns poderão alavancar os demais sonhos ou objetivos.

Mantenha o foco: ninguém nasce sortudo. A sorte é criada pelo comportamento de cada um. Viva seus sonhos intensamente e mantenha o foco.

Tenha uma estratégia clara: transforme sonhos em projetos. Transforme projetos em ação. Ter projetos implica incluir os recursos necessários para atingir seus sonhos, que por sua vez, envolve responder: quem, como, onde, com quem, quanto, em que tempo. Em outras palavras, é ter um Plano de Ação, conforme se diz na Administração. Bons sonhos e metas devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes para quem o persegue, no caso, você.

Sonhe junto com outras pessoas: Como cantava Raul Seixas: “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Envolva as pessoas, mas não se estranhe se tiver que trabalhar sozinho em alguns momentos.

Passe para o papel: ao escrever, você organiza as informações, as estratégias e as ações de cada passo. Fragmente o sonho em metas seqüenciais.

Celebração: celebre as pequenas vitórias, cada meta conquistada. É uma ótima fonte de motivação.

Responsabilidades: não coloque a culpa nos outros e não busque explicações simplórias se não estiver atingindo os resultados desejados. Seja o capitão da sua vida assumindo a direção.


Para alguns leitores, talvez, a palavra “sonho” pode ter uma conotação de ingênuo, superficial, raso. Assim sendo, de modo a contar a mesma história por um outro ponto de vista, OG Mandino em seu livro A Universidade do Sucesso ressalta as “10 causas mais comuns do fracasso”:

1 Culpar os outros inteiramente pelo seus fracassos;
2 Não se faça de vítima ou perca tempo se culpando. Encontre alternativas ao invés de culpados;
3 Não ter objetivos;
4 Escolher objetivos errados e persistir neles;
5 Não pegue atalhos. “Se fosse fácil todo mundo teria e/ou seria”. Dedique-se com afinco e tenha resistência;
6 Escolher a longa estrada. Modele e aprenda com as pessoas que chegaram lá;
7 Negligenciar pequenas coisas. As vezes essa pequena coisa corresponde a 80% do resultado (regra 20/80);
8 Desistir cedo de mais. Grandes feitos e talentos se deram ao longo de anos e de muitos erros e acertos;
9 Se prender às lembranças do passado;
10 Se iludir com o sucesso.

Sucesso ou fracasso? Só você pode responder!
Mude a forma de pensar e as ações que os resultados também serão diferentes!


Referências

Adriana Marques; Beto Pinheir et al.,Bíblia do Coaching: visão geral. (Org) Fernando Viel.Goiânia: Kelps,  2014.

Villela da Matta; Flora Victoria. Livro de atividades Personal & Professional Coaching®. São Paulo: Sbccoaching Editora, 2012.

OG Mandino. A universidade do sucesso. 6 Ed. Rio de Janeiro: Record, 1994.

César Souza. Você é do tamanho dos seus sonhos. São Paulo: Editora Gente, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário