quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Quais perguntas te movem?

Certa vez vi uma propaganda sobre o canal Futura que, se não me engano, dizia: “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. Essa frase ficou na minha memória por anos. As crianças, por exemplo, constroem seu mundo (externo e interno) por meio das perguntas, da linguagem. Deveríamos aprender mais com elas sobre a “arte das perguntas” e não inibirmos seu espírito investigativo. Quando adulto essa arte nos faz falta.

Albert Einstein se perguntava: “COMO viajar na velocidade da luz? COMO criar uma equação matemática que traduzisse as Leis do Universo? O QUE é luz? QUAL a energia que ilumina as estrelas?” 

Suas perguntas realmente movem o mundo da física.

Sigmund Freud, por sua vez, teria se perguntado: “QUAL o significado dos sonhos? QUAL o sentido da vida?” Entre outras perguntas, claro. Fazendo perguntas aos seus pacientes, em especial sobre seus sonhos, Freud desenvolveu a ciência da Psicanálise por meios dos seus estudos sobre o inconsciente. Freud também se fazia inúmeras perguntas. 

Suas perguntas realmente movem o mundo do inconsciente.

Daniel Goleman, prestigiado cientista da inteligência emocional, se perguntava: “O QUE de fato influência no sucesso de um indivíduo? QUAL o papel das emoções na vida e nas decisões que as pessoas tomam? COMO a empatia influencia a qualidade dos nossos relacionamentos?” 

Suas perguntas realmente movem o mundo das emoções.

Sobre fazer boas perguntas o filósofo Sócrates (c.469 ou 470 a.C. -399 a.C) já nos alertava: “só sei que nada sei”. Para estudiosa Bernadette Siqueira ao citar o filósofo, “Sócrates simplesmente pergunta. Não ensina; quer aprender. Seu pensamento parece desprovido de conteúdo. Mas, se não há ensinamentos, ele propõe algo. Destruindo as respostas fáceis dos interlocutores, mostrar que o pensamento deve ser mais prudente. Se as RESPOSTAS saem FÁCEIS é porque a PERGUNTA FOI MAL FORMULADA, e APENAS CONTORNA O PROBLEMA”.

Em meio a todo esse contexto, convido ao leitor a se fazer as seguintes perguntas, perguntas essas proposta pelo Coach e Ph.d Paulo Vieira. “Está preparado? Essas perguntas moverão e criarão boa parte do seu mundo interior. Confesso que não serão perguntas fáceis!” (risos!)

ü  Qual tem sido a minha atitude diante da vida?
ü  Os resultados que tenho colhido na sua vida estão de acordo com o que eu gostaria de ver para mim mesmo?
ü  E quanto desses resultados se deve a minha falta de atitude e de autonomia?
ü  Quais áreas da minha vida me percebo na zona de conforto?
ü  Como será a minha vida se continuar, por ação ou por omissão, na zona de conforto?
ü  Que “historinhas” estão contanto para mim mesmo para justificar meus resultados insatisfatórios?
ü  Que “histórias” de sucesso quero criar no lugar das justificativas?
ü  O que está me impedindo de criar uma história de sucesso e realizações?
ü  Qual o plano de ação preciso fazer? (O que? Como? Quando? Onde? Por quê? Quais recursos?)

Faça suas melhores perguntas. A qualidade das perguntas serão fundamentais na sua jornada em busca das respostas.
Talvez ainda não tenha encontrado boas respostas porque não está fazendo as perguntas corretas.

Referências

Ph.D Paulo Vieira. O poder da ação. São Paulo: Editora Gente, 2015.

Bernadette Siqueira Abrão. História da filosofia: coleção pensadores. São Paulo: Nova Cultura, 1999.

Propaganda do Canal Futura. <https://www.youtube.com/watch?v=EVmejcPkkjI> Acesso em 30 de dez. 2015

Questione, descubra, mude. <https://www.youtube.com/watch?v=oP6GE5JM-pM> Acesso em 30 de dez. 2015

Documentário sobre Albert Einstein (dublado). <https://www.youtube.com/watch?v=UnSA27a00To> Acesso em 30 de dez. 2015
Documentário sobre Freud (dublado). < https://www.youtube.com/watch?v=-op3s6s-yw4> Acesso em 30 de dez. 2015

Entrevista Daniel Goleman (dublado). <https://www.youtube.com/watch?v=CXp_3YXFnsE> Acesso em 30 de dez. 2015

Paulo Vieira e o Poder da ação. <https://www.youtube.com/watch?v=BfHbemhKtCY> Acesso em 30 de dez. 2015





Nenhum comentário:

Postar um comentário