domingo, 3 de janeiro de 2016

"Quem me roubou de mim? Da depressão à superação!"

Motivação significa mover, mover em determinada direção, sentido, persistindo até atingir determinado objetivo. Os professores João Cláudio Todorov e Márcio Borges Moreira (2005), ambos da Universidade de Brasília, que destacam:

“... a motivação é o conjunto de mecanismos biológicos e psicológicos que possibilitam o desencadear da ação, da orientação (para uma meta ou, a contrário, para se afastar dela) e, enfim, da intensidade e da persistência: quanto mais motivada a pessoa está, mais persistente e maior é a atividade”.

Para outros estudiosos, a palavra “motivação” faz referência a 3 componentes:

- O comportamento de um sujeito;
- A condição biológica interna relacionada e
- A circunstância externa relacionada.

Para Hendrie, são 4 as fontes de motivação:

- Você mesmo (pensamentos, autoconhecimento, auto-sugestão, etc.);
- Amigos, parentes e colegas solidários (equipe, grupo positivo, times inspiradores);
- Um mentor emociona (real ou fictício);
- Seu ambiente (aspectos físicos como iluminação, ar, mensagens motivacionais dispostas, imagens inspiradoras, etc.).

Motivação é anterior a ação, por sua vez, quando bem canalizada se transforma em superação. Veja abaixo uma bela história de automotivação e superação. Emocionante!

“Meu nome é Andressa Mendes, sou Membro da Sociedade Brasileira de Coaching e Coach de Alta Performance e Superação. Mas nem sempre foi assim! Se antes era de sofrimento, dor e depressão, agora, é de superação, felicidade e transformação! Qual a minha história? Hum!! Conto aqui no blog Leituras e Histórias de um Coach só para você!



Fui mãe e me caseia os 17 anos. Logo em seguida, tive depressão pós-parto, mas só entendi isso muitos anos depois. Imagine você ter depressão com uma criança do lado e ainda na adolescência? Pois é! Assim se foram alguns anos de vida vivendo com emoções e pensamentos desagradáveis!

Tempos depois, mudei de cidade, para longe de toda minha família, família esta que sempre me apoiou. Abri uma empresa longe da minha cidade por necessidade, apesar disso a empresa não me trouxe felicidade em minha essência! Talvez não estivesse madura para assumir essa responsabilidade. Não agüentei me machucar emocionalmente mais vezes, então abandonei tudo para voltar e ir atrás do meu sonho: concluir uma faculdade. Talvez para alguns seja um objetivo simples, mas para mim era “o sonho abandonado de adolescência!” Sonho de um lado e problema conjugal do outro, o que resultou em um divórcio 3 anos depois.

Demorei um pouco para sair desse novo ‘baque’ emocional, mas consegui entrar em um novo relacionamento que inicialmente me completava. Só inicialmente, pois alguns anos depois me ‘sentia roubada de mim’, fazendo até uma analogia com o título do livro do Padre Fábio de Melo intitulado ‘Quem me roubou de mim?Este livro inspirou-me e ajudou-me a entender onde estava sendo violada a minha essência, o poder de manipulação que eu sofria por alguém extremamente persuasivo e que me afastou de quase toda minha família, já que eu sofria calada e não compartilhava as minhas dores, enquanto ele, ao contrário, trabalhava a sua versão em meio a todo nosso círculo familiar e de amizades. Os sintomas da depressão vieram ainda mais profundos 2 anos depois de manter um relacionamento assim, isto somado ao trabalho exaustivo em uma multinacional. Em decorrência de tudo, veio a síndrome do pânico e problemas de fundo espiritual e psicológico.

Sinceramente estava cansada e esgotada! Daí me veio outro ‘baque’ ainda mais grave! Passei por algumas tragédias em minha família, do tipo capa de primeira página de jornal (aquelas manchetes que fazem as pessoas pararem na frente da banca de jornal). Todo remédio era pouco para tanta dor, sofrimento, desesperança. Era uma dor emocional, psicológica e espiritual que, somatizando, chegava a dor ao corpo. Buscava de alguma forma amenizar as dores de uma vida sem propósito e um relacionamento que não se ajustava nunca.

Quando não estamos bem emocionalmente a nossa razão e a nossa autoestima parece desaparecer. Nessas tentativas de “ajustes de relacionamento”, contei 18 términos (ida e volta) durante alguns anos, e ele sempre escolhia datas especiais para isso como natal, aniversário, réveillon. Perdi nos cálculos de quantas vezes passei por essas datas com brigas.

Em janeiro de 2012 na tentativa de cessar minhas dores da alma, do coração, da mente, do corpo, dores essas que não se curavam, fiz o pior que poderia fazer atentando contra minha própria vida, logo após saber de inúmeras traições que colocou fim de uma vez por todas à minha relação amorosa. Não me orgulho por isso, pelo contrário, fui covarde, mas com meu coração já totalmente dilacerado não conseguia enxergar algo maior pelo que lutar. A dor me cegou ao ponto de não me deixar pensar em meu filho, que era a maior razão para eu viver.

Calma! Esse relato não tem nada haver com alguma memória póstuma ao estilo de Machado de Assis. Por algum motivo maior do que eu possa explicar, tive uma nova oportunidade de vida que recebi como uma benção, um presente! Assumi definitivamente o controle das minhas emoções. Acreditei que tudo poderia ser diferente e tive muita fé acima de tudo. Sabe aquela música, ‘TUDO POSSO’, do Padre Fábio de Melo? Então, eu escutava exaustivamente todos os dias e as palestras dele me ajudaram muito.

Enfim, tomei coragem, mudei de cidade, deixei tudo para trás novamente, fui buscar o que até então acreditava que era impossível: a felicidade real.
Ainda me emociono com este relato! Hoje me considero guerreira, vencedora e uma mulher mais forte, viva, produtiva, que tem uma missão de vida, um propósito! O coaching e ser coach me fazem viver o meu propósito diariamente.

Com minha formação em coaching veio então a possibilidade de deixar um emprego em uma empresa privada que durante anos não me trazia realização nenhuma. Foi um encontro mágico com as possibilidades, com os resultados, com a transformação que o coaching gera! Poderia fazer o que amava e contribuir para uma sociedade melhor, além de poder compartilhar a minha história para ajudar outras pessoas.  Decidi alçar voos mais altos, bem mais altos, e comecei a divulgar meu trabalho como coach, mesmo a contragosto da empresa que não permitia um trabalho paralelo nas horas vagas.  Fui demitida um mês depois!

Durante minha formação em coaching, estipulei como objetivo desenvolver um trabalho social para beneficiar comunidades carentes. Para minha surpresa, conheci colegas durante no curso ‘Profissão Coach’ (curso idealizado pelo máster coach Geronimo Theml) que vislumbravam desse mesmo sonho. Fundamos então o Instituto de Coaching Voluntário do Brasil, um mês depois da minha formação. Unimos 11 coaches de todo o país e criamos o primeiro Projeto formalizado de Coaching Voluntário do Brasiljá implantado e nas mãos de quase 50 coaches.

Em 2015 mudei a minha história, acreditei e dei o meu melhor! A maior lição que tiro da minha jornada é que não basta querer, é preciso agir. Queira e acredite! Queira e se esforce! Queira e dê o seu melhor! E acima de tudo, esteja disposto a pagar pelo preço! Se espelhe em pessoas que já estão ondevocê quer chegar e se alie aos que estão na mesma jornada.

Ainda estou em pleno voo, com muitos projetos, muitos medos ainda, mas decidida a voar muito alto. Os medos não cessam, só precisamos enfrenta-los, um a um e não deixar que nos paralise. Acreditar, agir e pagar pelo preço! As três palavras para se chegar onde quer.
Ops! Já estava me esquecendo! Meu propósito? Minha missão como coach? É..

“Ajudar as pessoas a obterem recursos emocionais e de ação para superarem fases de transição de vida desafiadoras, que exige alta superação”.

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando: www.superacaoextrema.com.br

Em relação ao Projeto de Coaching Voluntário, para saber mais clique AQUI: 


Referências

Ph.D Daniel Goleman. Inteligência emocional. 77 Ed. Trad: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.

PhD, WEISINGER, Hendrie. Inteligência emocional no trabalho: como aplicar os conceitos revolucionários da I.E. nas suas relações profissionais, reduzindo o stress, aumentando a satisfação, eficiência e competitividade. Trad: Eliana Sabino. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.

Superação extrema <www.superacaoextrema.com.br> Acesso em: 03 de jan. 2016


Projeto de Coaching Voluntário <www.superacaoextrema.com.br> Acesso em: 03 de jan. 2016

11 comentários:

  1. Linda materia. Forte e motivadora.
    Parabens pela coragem de abrir o livro da sua vida para nos Andressa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua nova fase, por tudo que você é e se tornou. Caminhos lindos virão.

    ResponderExcluir
  3. Incrível poder ler essa história! Parabéns Leandro por abrir espaço para histórias como essas serem fontes de motivação para os que passam aqui. Sou Deborah Carvalho, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Incrível poder ler essa história! Parabéns Leandro por abrir espaço para histórias como essas serem fontes de motivação para os que passam aqui. Sou Deborah Carvalho, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Incrível poder ler essa história! Parabéns Leandro por abrir espaço para histórias como essas serem fontes de motivação para os que passam aqui. Sou Deborah Carvalho, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. muito orgulho de ser sua mãe e poder assistir sua grande caminhada ,seu crescimento em todos os aspectos, ver sua grande superação...Pude acompanhar cada passo desta trajetótia e é lindo ver você alçar esse voo tão auspicioso...Minha filha adorada,sei que já a muitos tem ajudado a superar seus desafios e a mim,ja pude crescer com seu trabalho de coach em meus desafios provando que santo de casa faz milagres rsrsrs Muito sucesso em seu caminho e que a muitos você possa ser instrumento levando a luz para superarem os desafios.Te amo demais.Mamãe

    ResponderExcluir
  7. Não me surpreende sua coragem Andressa, passei grande parte de sua luta ao seu lado e pude ver o seu sofrimento, mas acima de tudo seu crescimento e sua superaçao. Vc é realmente guerreira e uma
    pessoa de um coraçao imenso q tem como objetivo ajudar o próximo. Siga em frente pq vc já é uma
    vencedora e vai ajudar muitos a serem tambem.
    Orgulho imenso dessa pessoa linda q vc é. Aprendo
    todos os dias com vc e obrigada por tudo. Vc é luz
    na minha vida. Te amo. bjs.

    ResponderExcluir
  8. Superação e muita coragem! Mulher decidida. Estou feliz por conhece-la e trocar experiências. Você é empolgante e esse seu brilho nos olhos, apaixonada pelo que faz, vai longe. Beijo

    ResponderExcluir